por Interlegis — última modificação 23/12/2015 11h55

HISTÓRICO DE ORIGEM E FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BARRA DO CHAPÉU

Por volta de 1853, nessa região de Barra do Chapéu, o Sr. Benedito Rodrigues de Lima, e sua esposa Maria Cavalheiro de Lima, arrendaram do Império oitenta e cinco alqueires no dia 25 de maio de 1853, data que fizeram o registro das terras. Passados três anos, mais precisamente em 06 de março de 1856, venderam a metade das terras para Antonio Amâncio de Oliveira Rosa, Silvestre de Oliveira da Rosa e Porfírio de Oliveira da Rosa e a outra metade das terras Roberto Rufino Duarte. Roberto Rufino, natural do bairro Chapéu, homem de grande poder aquisitivo cultivava grandes alqueires de milho e grande criação de suínos, seu plantio de milho à época era realizado onde hoje é a cidade de Barra do Chapéu. Assim que realizou a primeira colheita do milho mandou que construísse diversas casas para seus empregados, entre eles a casa de Dona România, casa esta que se localizava próximo a ponte na saída para o bairro Morro Agudo.

Em um dia, estando Dona România em sua casa, escutou claramente alguém bater em sua porta apesar de ser deficiente auditiva, lá fora ao pé da porta se encontrava uma bela mulher, Dona România solicitou que ela entrasse, porém a bela Senhora disse que não entraria e pediu que Dona România limpasse sua própria casa, pois estava suja, e que o fizesse todos os dias a partir daquele momento pois “ela” viria visitá-la todos os sábados. A misteriosa mulher estendendo as mãos e apontando a um local disse: “filha naquele altinho quero minha casa”. România foi então ao bairro Chapéu, contou a visita que teve ao Sr. Roberto Rufino Duarte e o que a lendária senhora havia lhe pedido. Então Roberto Rufino mandou construir uma Capela no local, trouxe uma imagem de Nossa Senhora da Guia, e pediu ao padre para celebrar uma missa que ocorreu no dia 08 de setembro. O exato local o qual a mulher apontou é onde se encontra atualmente a Igreja Católica Matriz do Município.

No dia 02 de março de 1883, Roberto Rufino doou 21 alqueires e três quartos de terras a Capela de Nossa Senhora da Guia, e assim se iniciou o povoado hoje município, o nome de Barra do Chapéu, foi dado por que o doador era morador do bairro Chapéu. Emancipou-se de Apiaí, donde era Distrito, desde 30 de novembro de 1944, em dezenove de maio de hum mil novecentos e noventa e um (conforme aprovado em plebiscito, ocorrido nessa data). Tendo sido elevada a categoria de município pela Lei Estadual nº 7.664, de 30 de dezembro de 1991, Artigo 2º, Inciso X.

DADOS ESTATÍSTICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLITICOS

Localizado ao sul do Estado de São Paulo, comporta uma população de 4.931 habitantes (SEADE – 2005), localizado na microrregião do Alto Vale do Ribeira, relevo montanhoso e recursos hídricos abundantes, tem área de 407,0 Km2 (quatrocentos e sete quilômetros quadrados). Limita-se com os municípios de Bom Sucesso de Itararé, ao norte, Apiaí a leste, Ribeira, ao sul, e Itapirapuã Paulista a oeste. O município pertence à região administrativa de Sorocaba, de Governo a Itapeva e geoambiental ao Vale do Ribeira, com sede em Registro. Barra do Chapéu conta com uma única via de acesso que a liga a Apiaí, vicinal asfaltada, as demais estradas não pavimentadas. Barra do Chapéu dista 344 km de São Paulo e 200 km de Curitiba – PR. O Município possui 1.280 km de estradas municipais. A primeira gestão municipal ocorreu de 1993/1996, tendo a testa do Executivo o Sr. Osmilton Alan Leme. A segunda gestão 1997/2000, teve como Prefeito o Sr. Oridio Rodrigues de Camargo, A terceira gestão 2001/2004, no comando da Sr. Maria Anunciata. A quarta gestão 2005/2008, também a mesma Sr. Maria Anunciata Já a quinta gestão tomou posse em primeiro de janeiro de 2009 para um mandato até 31 de dezembro de 2012, tendo como Prefeito o engenheiro Eduardo Vicente Valete Filliettaz, que tem como plataforma de governo a saúde, educação, social e melhoria da infraestrutura municipal. Barra do Chapéu tem vários Bairros, sendo os principais: Morro Agudo, Ponte Alta, Chapeuzinho, Pinhalzinho, Anta Magra e Lagoinha, têm uma Escola Estadual “Paulo Francisco de Assis”, uma Escola Municipal “Leonor Mendes de Barros”. Ambas na sede O abastecimento de água e rede de esgoto fica a cargo da Sabesp, serviços de telefonia da empresa telefonica e energia da Elektro, suas principais vocações são o comercio e agricultura: tomate (em larga escala), feijão, milho, abóbora e mandioca (subsistência). Criação de gado, contudo bovino e suíno (larga escala) e caprino, ovino, eqüino, muar e de bico (em pequena escala) Há também uma crescente tendência para apicultura e seus derivados, bem como conta com uma Associação de agricultores voltada para a agricultura orgânica que se estrutura. A cidade possui agência dos correios, e dois Postos bancários um do Bradesco e outro do Banco do Brasil com banco postal do Bradesco e Posto bancário do grupo tendo ainda uma emissora de rádio comunitária.